Na sequência da aprovação de uma candidatura ao Programa “Parcerias para o Impacto – Portugal Inovação Social” desde outubro de 2020 a autarquia tornou-se investidor social do projeto “Aldeia de Inovação Social – Parque Botânico de Vale Domingos”.
Sendo a população-alvo deste projeto toda a aldeia de Vale Domingos e uma vez que é aqui que se reúne a maior comunidade de etnia cigana no concelho, tem havido partilha de atividades entre projetos, das quais passamos a destacar:
1. Integração no mercado de trabalho:
Apesar das dificuldades sentidas por alguns elementos da comunidade cigana na adaptação ao trabalho (rotinas, regras, hierarquias, compromisso), em fevereiro de 2021 foram integrados mais três jovens da comunidade cigana de Vale Domingos na empresa UTILZÀS, a acrescentar a outros dois já integrados no final do ano transato.
Destaque-se a abertura e recetividade desta empresa para o acolhimento dos jovens, servindo de exemplo para outras empresas locais.
2. Concerto Música Cigana:
No dia 19 de fevereiro a Equipa Técnica do projeto AIS promoveu a dinamização de um concerto de música Cigana. Recorrendo ao grupo de música “Arte Gipsy”, composto por elementos da comunidade cigana, o objetivo principal foi envolver toda a comunidade de Vale Domingos, partilhando a cultura cigana através da música. Um vídeo do concerto encontra-se disponível em: https://www.facebook.com/ParqueBotanicoValeDomingos/videos/279288066889299/
3. Atelier de Jardinagem:
A 17 de abril, de forma a se proceder conjuntamente à reabilitação e embelezamento da rotunda principal do Bairro Social de Vale Domingos, a Equipa do projeto AIS promoveu um atelier de jardinagem, com o objetivo de envolver, mobilizar e capacitar todos os moradores do bairro (ciganos e não ciganos).
4. Intercâmbio Europeu Juvenil:
A Psientífica e o Centro de Juventude de Águeda desenvolveram uma parceira com o projeto “Aldeia de Inovação Social” – Parque Botânico de Vale Domingos no contexto do Projeto “Together Against Minorities Exclusion”, apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.
Neste projeto estão envolvidos 7 países e organizações, que trabalham de perto com o grupo-alvo em questão, designadamente Portugal, Espanha, Eslovénia, Itália, Polónia, Grécia e Roménia, e o intercâmbio está previsto realizar-se em Águeda, de 12 a 16 de julho 2021.Este projeto pretende responder à problemática da dificuldade de inclusão social enfrentada pelos migrantes, refugiados ou minorias étnicas, tendo como principal objetivo a capacitação dos jovens, de forma a promoverem a transformação das realidades sociais mais vulneráveis e uma atuação mais efetiva junto das minorias, através da disponibilização de uma oportunidade de aprendizagem diferente.
Durante o mês de março deu-se início às sessões preparatórias para o Intercâmbio com os jovens da comunidade de Vale Domingos, onde foram desenvolvidas atividades para os grupos se conhecerem melhor, para reforçar o sentimento de equipa, mas também foram abordadas questões associadas à identidade cigana (o que é ser cigano), assim como os preconceitos e estereótipos, como desconstruir a imagem negativa e como integrar. Por outro lado foi ainda dado a conhecer o programa Erasmus+ e as oportunidades europeias existentes.