Janeiro de 2021: Programa ROMA Educa

O Programa ROMA Educa trata-se de um programa de atribuição de bolsas de estudo a estudantes de etnia cigana, residentes em território nacional, que estejam matriculados e a frequentar o 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º ano de escolaridade), ou o ensino secundário (10º,11º e 12º ano de escolaridade) ou ainda, curso equiparada a estes níveis de ensino.

O objetivo principal deste programa é evitar o abandono escolar precoce, através da atribuição de uma bolsa monetária. Aos alunos selecionados serão atribuídos 50,00€ mensais por estudante, sendo atribuído durante 9 meses, de forma retroativa (desde outubro de 2020 até junho de 2021).

Os Mediadores da Equipa de Águeda, juntamente com elementos interlocutores dos 3 Agrupamentos de Escolas do concelho, estiveram durante o mês de janeiro a auxiliar os alunos interessados em concorrer ao programa ROMA Educa, tendo submetido um total de 8 candidaturas. Esta fase de submissão encerrou no passado dia 29 de janeiro, aguardando-se agora pelos seus resultados.

coronavirus-covid-19

O Papel da Equipa de Mediação com o Novo Encerramento das Escolas

Com o novo encerramento das escolas, a 15/01/2021, e a consequente retoma do Ensino à Distância, a 08/02/2021, a Equipa de Mediação assume novamente um papel relevante no acompanhamento das crianças e jovens nas comunidades no que se refere ao apoio social e escolar.

Nesta fase, o trabalho dos Mediadores, mais do que centrado na sensibilização para os perigos da doença e nos cuidados a ter, foca-se sobretudo na orientação/ ajuda dos trabalhos escolares e na importância da sua concretização.

Dezembro de 2020: Encontro de Mulheres

No âmbito da atividade 5: “Encontro de Mulheres Ciganas”, no dia 22/12 ocorreu um pequeno encontro com um grupo de mães de adolescentes de Vale Domingos e de Gravanço, cujo principal objetivo foi levar à reflexão conjunta das expectativas de vida futura dos seus filhos, num conceito de partilha de vivências diferentes dentro da mesma etnia.
No mesmo momento em que estas mães partilhavam experiências, os seus educandos tiveram a oportunidade de participar num Workshop de fabricação digital, nomeadamente no fabrico de uma árvore de natal, tendo terminado num lanche convívio conjunto.

Dezembro de 2020: Encontro de Jovens

No âmbito da atividade 4: “Encontro de Jovens Ciganos”, no dia 11/12 foi dinamizado, via plataforma ZOOM, um pequeno encontro com um grupo de jovens de Vale Domingos e de Gravanço, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, o qual foi dinamizado pelo pelo jovem Samuel Gonçalves, também ele de etnia cigana, atualmente a exercer funções de Mediação Intercultural na Equipa de Coimbra e pela sua Coordenadora – Dra. Catarina Gralheiro. Recorrendo a técnicas de Benchmarking pretendeu-se com este Encontro dar voz a um exemplo de melhoria da condição de vida de um jovem de etnia cigana, levando à reflexão dos elementos do grupo sobre a possibilidade de qualquer um poder alcançá-la, recorrendo, por exemplo, a oportunidades de formação ou de trabalho, que estão ao alcance de todos.

Novembro de 2020: Ação de Capacitação das Equipas de Mediação Municipal e Intercultural

No decorrer da manhã do dia 27/11 e 04/12 a Coordenadora da Equipa de Águeda e os 3 Mediadores tiveram a oportunidade de participar numa ação de capacitação dirigida a todas as Equipas de Mediação Municipal e Intercultural, via plataforma Teams, que contou com a presença da Alta Comissária para as Migrações – Dra. Sónia Pereira e a Sra. Secretária de Estado para a Integração e as Migrações – Dra. Cláudia Pereira.

Nesta ação de capacitação, dinamizada pelas Prof.ª Ana Maria Silva e Prof.ª Elisabete Pinto da Costa (ambas da RESMI), os formandos tiveram a oportunidade de fazer o ponto da situação de cada um dos Projetos em curso nos diferentes territórios a nível nacional, bem como a apresentação de casos de mediação, análise e discussão dos mesmos.

Novembro de 2020: Workshop 2: “Fabricação Digital” no Feminino

No âmbito da atividade 2: “Trabalho de Competências Pessoais e Sociais”, no dia 11 de novembro deu-se início ao 2º Workshop em Fabricação Digital, junto de um grupo de jovens do género feminino, de Vale Domingos e Gravanço, que terá a duração de 8 sessões, abordando áreas mais acessíveis do Digital, mas também a Modelação e Programação Robótica.

Novembro de 2020: Visita à Equipa de Mediação Municipal e Intercultural de Coimbra

No âmbito da Atividade 11: “Reflexão e Debate entre Equipas de Mediadores Municipais e Interculturais”, no dia 05/11, elementos da Equipa de Mediadores de Águeda (Coordenadora Dra. Dina e Mediadoras Joana e Maria) tiveram a oportunidade de visitar a Equipa de Coimbra, onde tiveram a possibilidade de conhecer algumas dinâmicas praticadas, partilhar experiências e métodos de trabalho.