DEZEMBRO DE 2021: PALESTRA “A IMPORTÂNCIA DAS TRADIÇÕES CIGANAS”

No 15/12/2021 decorreu na sala ‘Café Concerto’, do Centro de Artes de Águeda, uma nova sessão do Ciclo de Conversas sobre o Povo Cigano.

Assim, de forma a dinamizar um workshop alusivo ao tema “A Importância das Tradições Ciganas”, contámos com a presença de Samuel Gonçalves, Mediador cigano da EMMI de Coimbra.

O objetivo deste Ciclo de Conversas é contribuir para a desmistificação de algumas ideias preconcebidas sobre este povo. Nesse sentido, a sessão foi dirigida a um público específico, dado o papel que representam e o lugar que ocupam na sociedade civil, nomeadamente intervenientes na área da Saúde, das Forças de Segurança, das Instituições Particulares de Solidariedade Social com reposta em SAAS, mas também dirigido a entidades empregadoras com elementos de etnia integrados.

Novembro 2021: III Encontro de Equipas de Mediação Intercultural da Região Centro

No dia 10 de novembro realizou-se o “III Encontro de Equipas de de Mediação Intercultural da Região Centro”, via on-line, promovido pela Equipa do GAPLIM, do ACM.

Neste Encontro participaram os Coordenadores e Mediadores das Equipas de Águeda, Castelo Branco, Coimbra e Idanha-a-Nova, tendo como objetivo a partilha de experiências e de boas práticas, desenvolvidas por estes junto das comunidades locais, com vista a uma melhoria no processo diário de mediação intercultural.

Outubro 2021: Oficinas em “Fabricação Digital” regressam à escola

No âmbito da atividade 2: “Trabalho de Competências Pessoais e Sociais”, após início do novo ano letivo, as ‘Oficinas em Fabricação Digital’ retomaram o contexto escolar, designadamente na Escola E.B. 2, 3 de Aguada de Cima, Escola Básica de Aguada de Baixo e Escola Secundário Marques Castilho.

Estas oficinas irão decorrer semanalmente explorando a área das tecnologias informáticas, de prototipagem rápida e à robótica.

Julho de 2021: Palestra “Tradição e Cultura Ciganas”

No âmbito da comemoração do ‘Dia Nacional da Pessoa Cigana’ (24 de junho) no dia 01/07/2021 deu-se início ao Ciclo de Conversas sobre o povo cigano, com a realização da primeira palestra alusiva ao tema ”Tradição e Cultura Ciganas”, com o orador convidado o Sr. José Maria Fernandes, enquanto Presidente da União Romani Portuguesa.

Com este ciclo de conversas pretende-se partilhar informação sobre as tradições e a cultura do povo cigano, de forma a desmistificar algumas das ideias preconcebidas sobre este povo, conduzindo a uma maior inclusão.

Agosto de 2021: Mediadores da Equipa partilham a sua Experiência

A convite do Bela Vista – Centro de Educação Integrada, os Mediadores do projeto de Mediação Municipal e Intercultural de Águeda juntamente com o Mediador do projeto Aldeia de Inovação Social – Parque Botânico de Vale Domingues partilharam as suas experiências e a importância do seu papel junto das comunidades intervencionadas, com quatro futuros novos mediadores no terreno.

O Bela Vista – Centro de Educação Integrada juntamente com outras entidades parceiras, entre eles a Câmara Municipal de Águeda, apresentou duas candidaturas distintas ao Programa “Bairros Saudáveis”, cujos projetos, designadamente “Entre o Chão e o Telhado: O Bem Estar e a Cidadania como alvos de Cuidado”, com intervenção nas comunidades ciganas de Vale Domingos e Gravanço e o projeto ‘Levantar Pedras para Construir Pontes’ com intervenção no Bairro dos Ervideiros, em Esgueira, foram selecionados, estando previsto o início da sua implementação no terreno em setembro de 2021.

Foi neste enquadramento que os mediadores da EMMI de Águeda receberam em Vale Domingos, em dois momentos distintos, os novos quatro mediadores que irão dinamizar estes dois projetos de intervenção comunitária, em prol da capacitação destas comunidades.

Agosto de 2021: Férias de Verão

Com o objetivo de proporcionar umas férias de verão diferentes, em conjunto com a Equipa do ‘Projeto Pioneiros E8G” (Programa Escolhas – 8ª Geração) de 19 de julho a 13 de agosto foram desenvolvidas diversas atividades junto de um grupo de crianças e adolescentes da freguesia de Valongo do Vouga, num total de dez. Assim, com uma periodicidade bissemanal, entre outras atividades de cariz mais desportivo, cultural, educativo e pedagógico, este grupo teve a oportunidade de fazer diferentes visitas entre elas: ao Centro Inclusão Digital, ao Parque Botânico de Vale Domingues, ao Parque da Boiça e Parque da Alta Vila, tendo dessa forma a oportunidade de passar umas férias bem diferentes das habituais.

Junho de 2021: Exposições abertas ao público no CAA até 31/08/2021

No dia 8 de junho a Sra. Secretária de Estado para a Integração e as Migrações – Doutora Cláudia Pereira e a Sra. Alta-Comissária para as Migrações – Doutora Sónia Pereira, juntamente com dois elementos do Executivo Municipal, Sr. Presidente – Enfº Jorge Almeida e Sra. Vereadora da Ação Social – Dra. Elsa Corga, inauguraram a exposição fotográfica “Singular do Plural” e a exposição “À Descoberta da Igualdade”.


A exposição fotográfica “Singular do Plural”, cuja entidade promotora é a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza, é da autoria de Sérgio Aires e foi inaugurada em junho de 2016 inserida na Campanha Nacional “A discriminação é falta de educação”. Esta mostra tem percorrido vários concelhos do país ao longo destes 5 anos, tendo como objetivo influenciar, positivamente, a imagem social das comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre elas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Já a exposição “À Descoberta da Igualdade” resultou de numa mostra de trabalhos realizados por alunos de etnia cigana, do 2º e 3º Ciclo, dos Agrupamentos de Escolas de Águeda (AEA) e de Águeda Sul (AEAS), que frequentaram as Oficinas de Fabrico Digital. Estas oficinas foram realizadas, ao longo dos últimos meses, no âmbito da atividade 2: “Trabalho de Competências Pessoais e Sociais”, do projeto de Mediação Municipal e Intercultural de Águeda – “Igualdade na Diversidade”. O seu objetivo foi adaptar o curriculum programático de diferentes disciplinas às tecnologias informáticas e às tecnologias de prototipagem rápida (desenho/impressão 3D e corte/gravação a laser), permitindo a estes alunos o desenvolvimento de novas competências, tendo resultado 5 peças alusivas aos Descobrimentos Portugueses. 

Ambas as exposições se encontram abertas ao público no Centro de Artes de Águeda até dia 31/08/2021. Após esta data, pretende-se que a exposição “À Descoberta da Igualdade” passe a ser itinerante pelas escolas do concelho, de forma a dar a conhecer de perto o trabalho realizado por estes alunos de etnia.